Won Hwa Do - O caminho da Harmonia Circular -

Vou falar um pouco sobre a arte marcial que se tornou a minha paixão há quase trinta anos.
Um caminho para paz
Acredito na Arte marcial como ferramenta de educação. A qualidade dos treinamentos e relacionamentos entre mestres e discípulos determinará em grande parte a visão que a criança ou adolescente terá do mundo que ela está conhecendo a cada dia, a cada nova experiência. A visão de mundo e os valores que o educador tem para si vão influenciar a criança e o adolescente que está sob os seus cuidados através do seu comportamento, das suas atitudes e capacidades.
Uma pessoa, quando tem o seu desenvolvimento físico e psíquico respeitado e é cuidada com afeto, desenvolve a capacidade de superar dificuldades e obstáculos. Mesmo que no futuro as condições se mostrem adversas, estará preparada para lidar positivamente com o que virá. Os vínculos saudáveis estabelecidos na infância formam um verdadeiro casulo de amor guiando e protegendo pela vida afora.
Tradicionalmente as filosofias das artes marciais contêm certos conceitos básicos que influenciam a formação do aluno, sendo que, diante de todos os conceitos desenvolvidos ao longo da História das artes marciais três deles tornaram-se conceitos ou objetivos universais: a autodefesa, a melhoria da saúde e da disciplina, e em terceiro lugar, o desenvolvimento mental/espiritual.
Hoje o esporte está na moda e não podemos esquecer-nos de ressaltar os seus pontos positivos na sociedade, da grande contribuição que ele tem no combate as drogas e a violência. Porém o Won Hwa Do não pode ser taxado como um esporte, pois em sua essência nunca foi e nunca será esporte, em alguns esportes ou na maioria deles sempre existirá um vencedor e um vencido, nas artes marciais todos são vencedores, porque ninguém disputa com ninguém, as disputas são pessoais. Em alguns esportes temos um tempo limite de participação, chegou certa idade já não serve mais. No Won Hwa Do não temos a idade como “inimiga”, pois para ser fazer Won Hwa Do não tem idade, nem sexo, nem tamanho, nem crença, só é necessário vontade.
O aluno ou praticante de Won Hwa Do tem uma outra visão de campeonatos, troféus, medalhas e vitórias, tudo isso é conquistado diariamente, no trabalho, em casa na convivência em sociedade, essas glorias são levadas para toda vida, nunca são esquecidas ou substituídas por outro “campeão”, pois o aluno as guarda dentro de si.
O Que é o Won Hwa Do?
Won-Hwa-Do é uma arte marcial tradicional coreana, onde as formas circulares são a base de todos os movimentos. Muitos fenômenos naturais, como tornados e as ondas têm uma forma circular ou elíptica e estão em constante movimento. Nas técnicas, Won-Hwa-Do utiliza esses mesmos movimentos naturais, ergonômicos e econômicos. Aplicando a eficácia da utilização de 360 ° rotações das articulações fundamentais do corpo humano. Isso serve para economizar energia e reduzir o risco de prejuízo causado por ação forçada linear.
Won-Hwa-Do em português significa O Caminho de Harmonia Circular. É um estilo de vida em ambos os aspectos espiritual e físico, isto é, além da parte externa da técnica de combate Won Hwa Do inclui o aspecto interno da filosofia que envolve princípios morais e éticos universais. Dessa forma a prática e a filosofia do Won-Hwa-Do direciona o praticante a harmonia com o Universo, o Céu, Pessoas e a Natureza.
A Origem do Won- Hwa –Do
O Won-Hwa-Do tem suas origens na dança tradicional coreana e da oração. As raízes Won-Hwa-Do se estabelecem também no antigo movimento circular chamado Bi-Son (Bi-Son = vazio, em movimento circular da mão). A origem do Bi-Son é a posição de oração (com as mãos juntas na frente do tórax), amplamente utilizada em todo o mundo durante séculos. O Won-Hwa-Do com seus movimentos naturais foi desenvolvida a partir destes elementos.
A organização foi sistematizado em 1972, Won-Hwa-Do foi dado o seu nome por Gran-Mestre Han Bon Gi que faleceu em 10 de fevereiro 2010.
Desde dezembro de 2003, a World Federation WonHwado foi reconhecido pelo governo coreano como uma Organização Internacional de Artes Marciais coreanas e sendo apoiada pelo governo sul-coreano desde então.
Formas Básicas e a Prática do Won- Hwa -Do
Os movimentos básicos são baseados em círculo ou "Bi-Son". Em Won-Hwa-Do círculo ou esfera são usados em todos os ângulos possíveis. O círculo pode ser modificado em termos de volume, distância, velocidade e direção (vertical, horizontal, diagonal) em conexão com o ataque e a defesa. Este círculo é aplicado em bater, chutar, torcer, bloquear, jogando e técnicas de armas (por exemplo, espada, bastão longo e curto). As técnicas de chutes são realizadas com base em movimentos circulares das mãos, pernas e todo o corpo. A energia não pára de fluir em movimento circular e cria um ataque contínuo e movimento eficaz de defesa. Isso representa a rotação do Yin e Yang dentro da pessoa, trazendo-os em alinhamento e harmonia, proporcionando a paz e a cura.
Todas baseadas no ideal fundamental do movimento circular. Numa aula normal geralmente há um aquecimento para preparar o corpo, seguido de quedas / exercícios de rolamento e / ou vários chutes. Muitas técnicas de autodefesa são pensadas, incluindo proteções de socos, chutes, bloqueios e garras.
Won-Hwa-Do é apropriado para qualquer pessoa, seja homem ou mulher, jovem ou velho, em boa forma ou não. Todos os movimentos são circulares e, portanto, as articulações não sofrem de tensão desnecessária. O treinamento básico inclui o estudo dos quatro pontos cardeais, que ajudam a aprender a maneira certa de se mover e de entender e usar o círculo.
As Formas do Won Hwa Do
Há 20 Formas Básicas, divididos em quatro sub-categorias para cada uma das quatro direções cardeais. São eles:
JeongMyeonGongBang 1 2 3 4 5
PyeongWoeGongBang 1 2 3 4 5
HuMyeonGongBang 1 2 3 4 5
PyeongNaeGongBang 1 2 3 4 5
Como uma arte marcial pode ser usada na educação?
Essa pergunta é muito fácil de se responder, mas antes temos que colocar alguns fatores fundamentais para que essa resposta seja completamente verdadeira.
- Primeiro: Uma arte marcial provida só de movimentos físicos (técnicas) é uma arte vazia, pois é através da filosofia, história, fundamentos que uma arte passa a ter essência.
- Segundo: Uma arte marcial provida só de Filosofia é uma arte de fantasias, pois é através da técnica que o aluno desenvolve coordenação, controle, agilidade, perícia, domínio do corpo e equilibro da mente, a soma das duas coisas prepara um espírito inabalável.
- Terceiro: Não existe mal aluno e sim mal professor, o aluno se espelha no professor e se esse espelho estiver quebrado a visão que o aluno terá é de uma imagem distorcida e falha.
Então se podemos unir esses três fatores com toda certeza podemos afirmar que as artes marciais são uma fonte de educação e que através dela podemos modificar, melhorar e preparar um indivíduo de caráter e convivência em sociedade.
As Artes Marciais não ensinam a lutar? E isso não provoca mais violência?
Essa pergunta está envolvida com a anterior, pois uma arte marcial depende 99% de quem ensina, e se somente é ensinado a bater e machucar com toda certeza o aluno irá absorver isso e a violência irá crescer, gostaríamos de frisar que pancadaria não é arte marcial, vale tudo, não é arte marcial.
Quando o aluno começa a praticar o Won Hwa Do com toda certeza irá aprender a lutar, mas essa luta é contra si e não contra alguém, aprenderá a lutar contra seus vícios, medos, fraquezas e frustrações. Adquirindo confiança, respeito mútuo, coragem, segurança e muita vontade de vencer.
As vitórias atingidas a cada treino irão mostrar o quanto é gostoso aprender, o quanto é gratificante se superar e vencer obstáculos. O Won hwa do irá fazer com que o aluno se encontre consigo mesmo e perceba seus talentos, qualidades e valores, a maioria das pessoas necessita de algo ou alguém para se encontrar.
E as artes marciais são uma fonte inesgotável para isso, no Won Hwa Do aprendemos:
- Lutar: Para não precisar de lutas ou conflitos.
- Bater: Para que saibamos que não é necessário machucar para mostrar força.
- Força: Não para vencer os outros, mas força para vencer na vida.
- Coragem: Não para lutar, mas para evitar conflitos, pois no Won Hwa Do aprendemos o real sentido da palavra coragem: “Coragem não é a ausência do medo, Coragem é quando sempre fazemos as coisas certas mesmo na presença do medo”.
- Dedicação: Não somente para aprender a lutar, mas dedicação para aprender a viver, pois só aprendemos a viver quando usamos nossos talentos para fazer o bem independente de quem.
WON HWA DO pelo mundo.
IRLANDA
BRASIL
JAPAO
Europa
Guenia
Estados Unidos
Treinamento filosófico em Seoul 2012.