ESCLEROSE MULTIPLA UMA DOENÇA INVISIVEL

Confesso para vocês que até março de 2021 eu não sabia da existência desta doença, apesar que em algumas vezes ter ouvido que determinada celebridade havia adquirido nunca parei para entender o que significa esclerose múltipla. Qual não foi a minha surpresa ao ser solicitado uma ressonância magnética por problemas de memória, algo que nunca tive antes e que sempre me orgulhei por ter uma memória fantástica, no laudo havia a expressão “Lesões ovóides atribuíveis à desmielinização inflamatória idiopática”, “Número aproximado de lesões em T2/FLAIR > 3 mm: cerca de 21 lesões” e “Lesões crônicas (black holes): Presente – um BH periventricular posterior à esquerda” entre outras coisas. Foi aí que começou a minha odisseia para ter um diagnóstico, foram meses de luta que contei com a ajuda de muitas pessoas, familiares e amigos. Devido a minha ignorância sobre a doença fiz uma vasta pesquisa e percebi que muitos portadores estavam tendo o mesmo problema, que ninguém entende a doença e muitas vezes existe muita confusão em o que realmente é a EM. Então resolvi dedicar uma sessão do meu site para desmistificar alguns mitos e desentendimentos, vamos começar?
O que é Esclerose Múltipla (EM)?
A esclerose múltipla é uma doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. Ela atinge o cérebro, os nervos ópticos e a medula espinhal. Em suma o sistema imunológico ataca a camada protetora que envolve os neurônios, chamada mielina e atrapalha o envio dos comandos do cérebro para o resto do corpo. Esse processo é chamado de desmielinização. A esclerose múltipla causa muitos sintomas diferentes, entre eles perda da visão, dor, fadiga, comprometimento da coordenação motora e cognitiva.
FATORES DE RISCO DA ESSCLEROSE MÚLTIPLA
A esclerose múltipla afeta geralmente pessoas com idade entre 20 e 50 anos, principalmente mulheres. Alguns fatores são genéticos ou ambientais, porém não se sabe ainda a causa exata, acredita-se que alguns fatores ambientais são:
- Infecções virais (herpes vírus ou retrovírus);
- Exposição ao sol insuficiente, o que leva a ter níveis baixos de vitamina D;
- Exposição a solventes orgânicos;
- Tabagismo;
- Obesidade.
SINAIS E SINTOMAS DA ESCLEROSE MULTIPLA
Os sinais e sintomas da esclerose múltipla variam de acordo com o estágio da doença, podendo, inclusive, deixar a pessoa incapacitada. Os principais são:
- Fadiga;
- Dificuldade em andar;
- Dificuldade de equilíbrio e de coordenação motora;
- Problema de visão;
- Visão dupla;
- Visão borrada e embaçada;
- Incontinência ou retenção urinária;
- Dormência ou formigamento em diferentes partes do corpo;
- Rigidez muscular e espasmos;
- Problemas de memória, de atenção e para assimilar informações.
Os sinais e sintomas de esclerose múltipla podem aparecer e desaparecer periodicamente ou piorar de forma progressiva.
TIPOS DE ESCLEROSE MÚLTIPLA
A esclerose múltipla remitente- recorrente (EMRR) - corresponde a cerca de 85% dos casos. É caracterizada por períodos de melhora, chamada de remissão, e piora que podem durar dias, semanas ou até anos. Geralmente ocorrem nos primeiros anos da doença com recuperação completa e sem muitas sequelas. Em um prazo médio de 10 anos, metade das pessoas com EMRR desenvolverão o segundo tipo da doença.
Esclerose múltipla secundária progressiva (EMSP) - neste caso, as pessoas não se recuperam totalmente das crises, também chamadas de recaídas, e acumulam sequelas ao longo dos anos. Ocorre perda visual definitiva ou maior dificuldade para andar, por exemplo. Pode ser necessário ter ajuda para se movimentar e locomover e ser necessário o uso de bengala ou cadeira de rodas.
Esclerose múltipla primária progressiva (EMPP) - é caracterizada pela piora gradativa das crises.
Esclerose múltipla progressiva com surtos (EMPS) - a doença age de forma mais rápida e agressiva. Ocorre, paralelamente, a progressão do processo desmielinizante e o comprometimento de estruturas do cérebro.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a doença, me siga, pois iremos falar sobre o que acontece no mundo, como as novidades de tratamento, remédios e etc... irei traduzir e postar aqui.
Fonte: https://www.pfizer.com.br/
REFERÊNCIAS
- https://www.nhs.uk/conditions/multiple-sclerosis/ - Acessado em 25/11/2021;
- https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/multiple-sclerosis/symptoms-causes/syc-20350269 - Acessado em 25/02/2022;
- https://portalsbn.org/portal/esclerose-multipla/ - Acessado em 25/02/2021;
- https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%c3%barbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/esclerose-m%c3%baltipla-em-e-doen%c3%a7as-relacionadas/esclerose-m%c3%baltipla-em - Acessado em 25/10/2021;
- https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0304399119301019 - Acessado em 25/10/2021.